Carlos Estêvão (Universidade do Minho / Universidade Católica
Carlos V. Estêvão é professor catedrático e doutorado em Educação. Leccionou várias unidades curriculares relacionadas com os direitos humanos, com destaque para Educação, Direitos Humanos e Cidadania, na Universidade do Minho, e para Religião e Tolerância: Desafio Educativo, no Doutoramento de Estudos da Religião da Universidade Católica Portuguesa.
Publicou perto de 150 trabalhos científicos, sobressaindo, nos últimos tempos, a área temática dos direitos humanos e da justiça social.
Foi leitor da Cátedra UNESCO, da Universidade Católica de Brasília, participando em eventos sobre direitos humanos e apoiados por aquela entidade.
Proferiu mais de meia centena de conferências/palestras em reuniões científicas organizadas no país e no estrangeiro e desenvolveu a sua actividade de investigação em áreas próximas das temáticas de educação, justiça, direitos e democracia.
Participou, ainda, em projectos de intervenção comunitária e formação, organizados pelas universidades a que pertenceu e a que presentemente está vinculado e por outras entidades.
Foi membro fundador do Movimento por um Mundo Melhor (MMM). Criou e coordenou o Núcleo de Educação para os Direitos Humanos do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Algumas publicações:
- ESTÊVÃO, Carlos V. (2012). Políticas e valores em educação . Repensar a educação e a escola pública como um direito. V. N. Famalicão: Húmus.
- ESTÊVÂO, Carlos V. (2015). Direitos humanos, justiça e educação em tempos anormais. Ijuí: Editora Unijuí.
- ESTÊVÃO, Carlos V. (2015). Tempos anormais, novas fantasias. Novas tendências em direitos humanos, justiça e educação. Revista Portuguesa de Educação, vol 28, nº 2, pp. 7-29.
- ESTÊVÃO, Carlos V. (2018). Direitos humanos e educação em tempos de desassossego. Sisyphus- Journal of Education, vol. 6, nº 1, pp. 10-21.
- ESTÊVÃO, Carlos V. (2018). Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica. Studio Historica. História Contemporánea, vol. 36, pp. 161-170. Ediciones Universidade Salamanca. http://revistas.usal.es/index.php/0213-2087/issue/view/shhc201836 ISSN: 0213-2087 e ISSN: 2444-7080.