Sessão de Abertura

Gabor Gyulai (Comissão Helsínquia Húngara)

Gabor Gyulai
Diretor do Programa de Refugiados na Comissão Helsínquia Húngara

Gábor é o diretor do Programa de Refugiados do Comité Húngaro de Helsínquia (uma ONG líder em direitos humanos na Europa Central, vencedora de vários prémios internacionais em direitos humanos, incluindo o prestigiado Prémio Gulbenkian de 2017 em Portugal). Gábor tem mais de duas décadas de experiência profissional no campo da migração forçada; os seus interesses profissionais particulares são a avaliação de evidências e credibilidade em procedimentos de asilo; questões interdisciplinares (psicológicas, interculturais, linguísticas e de género) relacionadas com o asilo; salvaguardas de direitos humanos relativas à detenção de migrantes; nacionalidade e apatridia; bem como métodos inovadores de treinamento, comunicação e capacitação no campo dos direitos humanos e da migração forçada. Ele tem pesquisado e publicado extensivamente sobre essas questões. Gábor é um instrutor internacional profissional: nos últimos quinze anos, teve o privilégio de ensinar mais de quatro mil advogados, juízes, administração pública e agentes policiais, jornalistas, professores, trabalhadores de ONGs e funcionários da Agência de Refugiados da ONU (ACNUR) de todos os continentes do mundo, sobre vários tópicos relacionados com asilo, migração e apatridia, em seis línguas. Gábor também é administrador e membro fundador da Rede Europeia de Apatridia (ENS), perito externo da Rede Europeia de Formação Judiciária (EJTN) e da Agência da União Europeia para o Asilo (EUAA), membro fundador da Rede Académica Latino-Americana sobre Direito e Integração dos Refugiados (Rede LAREF) e doutorando na Universitat Pompeu Fabra em Barcelona (https://orcid.org/0000-0001-6489-1306).

Publicações:

Grian Cutanda (Universidade de Granada, Espanha)

Grian Cutanda
Univsersidade de Granada, Espanha

Grian é um autor espanhol de êxito internacional – El jardineiro (Edições Obelisco, 1996) – com 16 livros publicados (ficção e ensaio), e traduzido para 12 línguas. É também psicólogo, educador, investigador, ativista e tradutor. Doutorado Summa cum Laude em Ciências da Educação, está ligado desde 2015 como investigador e professor à Universidade de Granada (Espanha). A sua investigação centra-se na educação na visão do mundo (worldview education) e nos contos tradicionais como ferramenta multicultural para a transmissão de uma visão do mundo sistémico-complexa, assim como nos princípios e valores da Carta da Terra. Fundador do The Avalon Project – Initiative for a Culture of Peace, lidera um projeto global duplo, em associação com o Scottish International Storytelling Festival e o Secretariado Internacional da Carta da Terra, da Universidade para a Paz das Nações Unidas:

  • The Earth Stories Collection (TESC), um banco global de contos tradicionais capazes de transmitir uma visão do mundo sistémica, holística e ecológica, e
  • The Earth Story Tellers, uma rede global de ativistas do storytelling ligados ao TESC e à Carta da Terra.

Enquanto ativista, Grian foi um dos principais organizadores da campanha pelo clima em Edimburgo, Escócia, em 2014 e 2015, e um dos primeiros impulsionadores do movimento Extinct Rebellion (XR) em Espanha e no México. Fez também parte do XR Internacional como elo de ligação regional com a América Latina e XR Global Support. O seu activismo ambiental atingiu um nível internacional quando, em Setembro de 2021, realizou uma greve de fome de 33 dias como parte da campanha Global Earth Fast, organizada pela Extinction Rebellion UK. Isto fez dele, juntamente com Karen Killeen, o activista que realizou a greve de fome mais longa do mundo contra as alterações climáticas.

Publicações recentes:

  • Overturning the Narrative: Storytelling and Activism. A ser publicado em 2022 no Reino Unido.
  • Changing worldviews through traditional stories and the Earth Charter; The Secret of Dreaming: Introducing systems thinking and worldview. Em Moltan-Hill, P. & Luna, H. (eds.), Storytelling and Sustainability. Routledge: London 2020.
  • El sabio enamorado y el jardín del Califa [The Sage in Love and the Caliph’s Garden]. (together with M. Pimentel). Editorial Almuzara: Cordoba, 2014.
  • Extinction Rebellion: Siguiendo los pasos de Saramago. In Nogueira, C.; Baltrusch, B. & Cerdá, J. (eds.), José Saramago e os Desafios do Nosso Tempo, pp. 15-28. Bellaterra: Universitat Autònoma de Barcelona 2022.
  • Cutanda, G. A.; Kendall, B. P. & Borecký, P. The Earth Stories Collection, or How to End Modernism Once and for All [Video]. Royal Anthropological Institute Film Festival 2021, 19-28 Março. Disponível em https://youtu.be/WCRCrpk1fcQ
  • The Earth Stories Collection: A planetary mythology grounded in the Earth Charter. Em Vilela, M. & Jiménez, A. (eds.), Earth Charter, Education and the Sustainable Development Goal 4.7. San José: University for Peace Press 2020.
  • The Earth Stories Collection: The Myths of the Future. TESC Press: Granada 2020.

Website: https://avalonproject.org/es/

Twitter: @Grian333

Facebook: Grian A. Cutanda

Bruna Kadletz (St. Ethelburga’s: Centro para Reconciliação e Paz)

Bruna Kadletz
Universidade de Edimburgo

Bruna Kadletz é facilitadora, escritora, palestrante e ativista humanitária. Bruna
é mestre em Sociologia e Mudanças Globais pela Universidade de Edimburgo, Escócia, com foco nas deslocações forçadas e nas mudanças climáticas. Visitou e trabalhou com comunidades de refugiados no Líbano, Jordânia, Turquia, Sérvia, França, entre outros países.

Bruna é fundadora e diretora dos Círculos de Hospitalidade, uma organização brasileira sem fins lucrativos cujo trabalho é regenerar uma cultura de paz e hospitalidade em tempos de polarização e xenofobia contra refugiados e imigrantes vulneráveis. Nos últimos anos, coordenou interveções humanitárias e projetos de integração para populações refugiadas, auxiliando mais de cinco mil pessoas. Por meio desses projetos, a sua organização tem trabalhado em parceria e colaborado com agências da ONU, o governo brasileiro, fundações internacionais e outras organizações sem fins lucrativos.

Bruna é membro associado do St. Ethelburga’s: Center for Reconciliation and Peace em Londres, Inglaterra. É autora do livro “My Land Lives in Me” (A minha terra vive em mim), da Editora Insular e está prestes a publicar o seu segundo livro “Hospitality, not hostility”.

Sobre o documentário “Minha terra mora em mim”

Uma produção da Yellow Asylum Films em associação com o Tony Ryan Trust, essa meditação fílmica foi dirigida por Alan Gilsenan e escrita por Bruna Kadletz. O documentário, no estilo “film essay”, foca na crise global dos refugiados e busca oferecer uma perspectiva pessoal e espiritual para a pior crise humanitária dos nossos tempos. A obra viaja de Florianópolis, no sul do Brasil, para a região amazônica, Europa, Oriente Médio e Norte da África. Com um olhar intimista, o documentário revela as necessidades de populações forçadas a se deslocar e reflete sobre nosso local de resposta à crise. Na perspectiva da autora, compreende-se espiritualidade como um senso de conexão com um todo maior que o indivíduo, que é acompanhado por uma qualidade de consciência que reconhece o poder transformativo do alinhamento do trabalho interior com ação de impacto no mundo. Esta história convida as pessoas a ouvirem o chamado dentro de seu coração para que possam engajar com a temática do deslocamento forçado mais profundamente.  

Website: https://www.brunakadletz.com/

Facebook: Bruna Kadletz

Twitter: @filmwayfarers (My Land Lives in Me)

Mohamad Feras Al-Lahham (Universidade de Argel / Universidade Federal do Paraná)


Mohamad Feras Al-Lahham
Universidade de Argel / Universidade Federal do Paraná

O Doutor Mohamad Feras Al-Lahham é otorrinolaringologista sírio com vasta experiência em cirurgias complexas e atua na linha de frente do combate à COVID-19 e assistência médica a refugiados. Formou-se em medicina pela Universidade de Sana’a, Iêmen, em 2006, e iniciou o mesmo ano a sua residência em medicina interna e emergência na Universidade de Damasco. Posteriormente mudou para o Departamento ENT da Universidade de Argel, onde obteve o título de especialista em Otorrinolaringologia, em 2013. Com a sua residência no ENT adquiriu ampla experiência em cirurgias de alta complexidade de cabeça e pescoço e implante coclear.

No Brasil, revalidou os seus títulos de medicina e especialização na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2016 e 2017, respectivamente. Obteve o Master em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná em 2021. Faz parte do corpo clínico do Hospital IPO e do Hospital Santa Cruz, e é diretor técnico da Clínica Síria.
As suas áreas de Otorrinologia incluem tratamento de perda auditiva, cirurgia de ouvido, nariz e garganta, cirurgia de ronco e apneia do sono, entre outras. É cofundador do projeto I Hear U, que oferece assistência médica a refugiados que vivem no Brasil e em campos de refugiados.

Twitter: @feras_lahham

Reportagem: The ‘I Hear U’ project builds medical bridges between Brazil and refugees (Eng)