80073891_439822563380276_1756649797386764288_n

Cego pelo cumprimento da lei, Javert guiou toda a sua vida de acordo com uma consciência normativa, ditada pelo escrupuloso cumprimento das regras da sociedade e dedicou-se a perseguir eficientemente aqueles que as não cumpriam. Termina a sua própria vida, contudo, por não suportar a ideia do caminho da lei ser diametralmente oposto ao da sua consciência. Ignorou, mesmo no fim, que o bem e o mal, o certo e o errado, são apenas os extremos, não concretamente definidos, de muitos porquês e como, quando e onde, quem e a quem, absolutamente insusceptíveis de resumir numa estatuição e numa punição. No fundo, não se suicidou pelo conflito entre lei e consciência, mas em falhar na percepção das várias consciências da lei. Damo-vos as boas-vindas com a promessa de que este espaço será o de muitas consciências, de dialéctica e de alternidade própria para a construção e para o aperfeiçoamento das leis humanas e dos seus diversos entendimentos.

"A lei é ordem; e uma boa lei é uma boa ordem". ARISTÓTELES, Política

Promovendo a gradual especialização dos seus advogados, dispomos do apoio de consultores especializados nas diversas áreas.

O blog O Direito Sem Fronteiras que tem por objetivo: compartilhar conhecimento técnico/jurídico de qualidade, numa linguagem acessível, alinhada à minha experiência; informar e educar os leitores sobre seus direitos e deveres; contribuir para a melhor integração dos migrantes no país de destino.

Divulgação de notícias e de opiniões sobre questões de interesse para a área criminal do Direito.