Enquadramento

“Everything should be made as simple as possible, but not simpler” – Einstein

A comunicação é a principal ferramenta através da qual um Engenheiro conquista o seu público-alvo, seja ele os órgãos de gestão de uma empresa, a sociedade, ou a promoção de um produto ou um serviço. A comunicação é assim, utilizada para despertar a atenção do interlocutor e é a chave para transmitir uma informação limpa, clara e concisa.

A era digital mudou completamente o paradigma da comunicação. Se há uns anos recorríamos apenas ao PowerPoint para mostrar resultados, apresentar trabalhos, comunicar com a sociedade, hoje o público em geral, é mais exigente, e mais difícil de captar/envolver. As redes sociais passaram a ser veículos privilegiados para transmitir informação fundamental, recorrendo a vídeos curtos, animações e imagens gráficas. Se por um lado esses avanços são bons para a globalização da informação, por outro podem trazer graves entraves àqueles que não estão preparados para esta nova forma de comunicar.

A comunicação de Ciência surge como uma competência transversal que os estudantes do Ensino Superior, sejam eles da área das Ciências, das Engenharias, ou mesmo das linguísticas, devem adquirir nos seus anos de formação, contribuindo para o seu sucesso profissional no futuro, bem como capacitá-los para se tornarem mais ativos na Sociedade.

Objetivos gerais

O curso online “Como Comunicar Ciência em 5P” pretende fomentar na comunidade educativa da UMinho, a consciência da importância da comunicação de ciência, numa sociedade cada vez mais dependente da ciência e da tecnologia e, surge da necessidade de munir os nossos estudantes das mais variadas competências digitais e comunicacionais, promovendo em simultâneo uma aprendizagem ativa e colaborativa entre pares. Pretende-se também promover a interação, envolvimento, participação e colaboração dos estudantes, no desenvolvimento de conteúdos no modelo de sala de aula invertido, através da elaboração de vídeos curtos – pitchs com a explicação de um modo simples e dinâmico, de conceitos complexos, conceitos esses relacionados com os objetivos de aprendizagem das mais variadas UCs, contribuindo também para a melhoria e qualidade da aprendizagem.

Carga horária

Módulos do curso

Introdução ao Curso
Priorizar
Pesquisar
Planificar
Personalizar
Produzir
Com a colaboração de:

Ivan Arias
EMLEX (2021/2022)

Margarida Castro
EMLEX (2021/2022)