18 e 19 de novembro 2021
Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
Regime Misto: presencial e online (manhã e tarde)
Prazos:
Prazo para envio de propostas: 31 de maio
Notificação de aceitação: 15 de junho
Artigos completos (selecionados para publicação): 15 de dezembro
Submissões: https://forms.gle/v4LyKUYFpNpf26mP7
Taxa de inscrição: 30 € (isento para alunos, investigadores e professores da UM)
**********************************************************************
A conferência internacional WOMANART surge no âmbito do projeto WOMANART – Mulheres, Artes e Ditadura. Os casos de Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa (PTDC/ART-OUT/28051/2017). Concebida a partir de uma perspetiva multidisciplinar, esta conferência tem por objectivo dar visibilidade à presença de mulheres artistas do século XX em Portugal, Brasil e países Africanos de língua portuguesa, enquanto criadoras nos cânones literários e artísticos. Ancorada numa matriz de língua portuguesa e no questionamento do impacto da criação artística feminina em contextos ditatoriais, propomo-nos questionar a história das histórias da arte e da literatura, revelando os seus silêncios/invisibilidades e margens, com o fim de contribuir para uma reconfiguração do cânone, face a estudos de caso contrastivos ou complementares. Refletiremos sobre o modo como a ideologia dominante marcou as práticas artísticas no feminino e as formas de resistência/resilência engendradas.
São aceites propostas nos campos da literatura, artes visuais, cinema, documentário, teatro e performance, focando, entre outras, as seguintes problemáticas:
- Que características enquadram o trabalho das mulheres artistas enquanto reação a uma ideologia autoritária dominante, quer como um sistema simbólico que reflete uma dada situação histórica de dominação, quer como uma estrutura de valores que configura uma determinada realidade?
- Como funcionam estas práticas artísticas enquanto formas instrumentais de denúncia de um sistema opressivo que foi imposto ao longo de várias décadas?
- Quais as estratégias usadas pela arte e literatura no sentido da representação da repressão política da ditadura, da guerra colonial e consequente silenciamento histórico?
- Como foram abordadas/manipuladas/camufladas as questões de política de género e de feminismo?
- Como é que as atuais gerações de mulheres artistas revisitam este momento histórico particular através da sua arte? E de que forma revisitam este passado histórico face a desafios atuais (emigração, exílio, diáspora, …)?
Contato:
Site WOMANART: https://ceh.elach.uminho.pt/womanart/
Email: laisnatalino@ilch.uminho.pt
